Plano de Estudo - profª Renata

11 de abr. de 2011

Queridos (as) alunos (as).
Leiam as questões com atenção. As respostas deverão ser entregues em uma folha durante a nossa aula.
lembrem-se de colocar o cabeçalho do colégio.
Nome
Ano 2011
Turma
Professora RENATA
Disciplina HISTÓRIA



PLANO DE ESTUDO – HISTÓRIA – 6° ANO

Surge o relógio

O texto a seguir conta um pouco da história do surgimento desse acessório que hoje é tão comum para nós.

“No século XV surgiu na Europa um instrumento que representava muito bem o passar do dia: o relógio. De início, ele despertou muita desconfiança. Ninguém queria se submeter a uma máquina. A luz e os sinos dividiram muito sabiamente o dia e a noite.
Era impossível comparar todos os dias do ano. No verão mais luz, no inverno mais escuridão. E o relógio estranhamente dividia o dia do indivíduo medieval em 24 partes iguais, em qualquer estação do ano.
O crescimento das cidades e do comércio favoreceu a organização de uma vida ritmada, marcada pelas horas. O trabalho na cidade não precisava seguir o fluxo da natureza.
As corporações de ofício intensificaram a produção de utensílios que eram negociados nas vilas e cidades. Para produzi-los, o trabalho centrado nas vilas e cidades medievais dispensava o ritmo da natureza.
Crescia a importância do relógio.
Ganhar ou perder tempo são expressões típicas da sociedade moderna. Pensar que o tempo é dinheiro só faz sentido em sociedades industrializadas em que o homem pode vender seu tempo de trabalho ao dono da empresa.
Felizmente, nem sempre o tempo representou dinheiro. Antes do século XV, na Idade Média ninguém se preocupava em medir matematicamente o tempo. Ninguém precisava ter pressa, pois não faria nada além do que Deus havia determinado. Trabalhando muito, ou pouco, o servo continuaria sendo o servo e o senhor, senhor.”

TEODORO, J. Descobrimento e civilização. São Paulo, Ática, 1989, p. 46.

  1. Responda:

  1. O que o relógio acabou substituindo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Quando surgiu o relógio?

__________________________________________________________________
3. Tempo é dinheiro! Escreva sua opinião sobre essa expressão.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Observe as ilustrações abaixo e, a seguir, escreva um texto.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________




0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB