Hoje tem prova!!!

28 de abr. de 2011

0 comentários
Em toda prova, existem questões fáceis, médias e difíceis. Ao começar resolver a prova, encare as questões como um jogo de pega-varetas.


Resolva primeiro as questões que você achar que são fáceis, só para depois você fazer as médias e só depois de tudo isso encarar as difíceis.
Se ao ler uma questão e perceber que você sabe sobre o assunto pedido naquele problema, mas naquele momento você não se lembra de um pequeno detalhe ou de uma formulazinha para poder solucionar o problema, pule para a próxima. Só volte para essa questão depois de ter lido as restantes e resolvido aquelas que apresentam soluções bem simples.
Nunca fique muito tempo em uma única questão. Quando você perde muito tempo em uma questão, além de ficar nervoso, você joga fora a possibilidade de estar resolvendo questões mais fáceis, ou seja, está jogando fora a possibilidade de somar mais alguns pontinhos.

Boas provas!

Curiosidade: Jogo de Varetas

Descrição do jogo

O famoso jogo do pega varetas agora está no seu computador. Para quem não lembra, você tem que retirar todas as varetas, uma por uma, sem mexer na outras. Fique de olho para não errar e passe de fase!

Instruções / Como Jogar

Mouse controla o jogo

Vamos tentar?
http://meusjogosdemeninas.uol.com.br/jogos/jogos-de-habilidade/vareta.jsp

Nossa Equipe - Carlos Antônio

26 de abr. de 2011

0 comentários
Regente da Banda de Tambores

Apresentação da Banda - HOJE É DOMINGO

2 comentários






















Apresentação da Banda em São Sebastião do Alto-RJ

25 de abr. de 2011

2 comentários

Professor Odir

20 de abr. de 2011

1 comentários
Pra que estudar História?
Wellll People!
E aí, beleza? Muito legal termos este espaço pra trocarmos informações. Então vamos à "estreia"...
Todo ano, nós, professores de História, somos bombardeados com a mesma infame pergunta: pra que estudar História?
Diferente da aplicação na vida cotidiana que outras disciplinas têm - as contas na Matemática, o falar corretamente a Língua Portuguesa, saber qual a função do pâncreas em Ciências - em História isto se dá de maneira mais sutil.
O estudo da História tem como objetivo principal a formação de cidadãos dotados de massa crítica, isto é, capazes de analisar a sociedade em que vivemos. A partir da análise de sociedades anteriores à nossa, podemos tecer relações entre estas e a sociedade contemporânea, para compreender melhor o mundo em que vivemos.
Todo indivíduo tem uma história. Todo cidadão é protagonista da História. Nós somos o Odette - e temos orgulho de nossa História.
Beijos e até a próxima!

Apresentação da Banda em Duas Barras

0 comentários


PÁSCOA É VIDA

19 de abr. de 2011

0 comentários
fonte: http://buenopatty.blogspot.com/2011/04/mensagem-de-pascoa.html

FELIZ PÁSCOA

0 comentários

Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.
Sua proposta de vida não foi entendida por muitos e, então, condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que no terceiro dia algo aconteceu...
Houve a ressurreição!
A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição!
Páscoa...
Ressurreição do sorriso...
Ressurreição da alegria de viver...
Ressurreição do amor...
Ressurreição da amizade...
Ressurreição da vontade de ser feliz!
Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate:
Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que esta seja a verdade da nossa Páscoa.
Autor: Não mencionado

fonte: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diapascoa15.html#doismil

Dicas para aproveitar mais o tempo

0 comentários

Primeiramente perguntamos... Como o tempo passou rápido?!
O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, deve ser gasto! Somos responsáveis pelo tempo...
Separe tempo para trabalhar - é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar - é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se - é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler - é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade - é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar - é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado - é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta - o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir - é a música da alma.

Dicas: Para saber aproveitar o tempo, descreva o que você fez durante uma semana, como você utiliza o tempo na escola, no estudo e nos finais de semana. Depois, relate o que deve permanecer e o que deve ser mudado para chegar o mais próximo possível da semana ideal. 

Boa Páscoa a todos!

A nossa friburgo

18 de abr. de 2011

0 comentários
A Banda de Tambores do nosso colégio participou do "Hoje é Domingo", inserido no Projeto "A nossa Friburgo". O evento aconteceu no dia 17 de abril, na Avenida Alberto Braune e contou com contadores de histórias, teatro, distribuição de chocolates e brinquedos.
O "Hoje é Domingo" tem como objetivo reunir a família friburguense, proporcionando momentos alegres e descontraídos com cultura e lazer.
Nossa Banda fez parte deste primeiro domingo, trazendo música de qualidade a todos.
Parabéns a Secretaria de Turismo pela belíssima iniciativa e aos nossos brilhantes alunos.
Um especial abraço ao Carlos Antônio que com dedicação e amor rege a nossa banda.

Apostila de Educação Física - Prof Bruno.

15 de abr. de 2011

0 comentários
Olá,

clique aqui para baixar a Apostila do Profº Bruno.

Jogo de Xadrez aula 1.

14 de abr. de 2011

0 comentários

Dicas da semana

0 comentários
O jogo de xadrez é um bom exercício para a memória e para o raciocínio lógico (e um aliado e tanto para as aulas de matemática). Cuidar da alimentação também é importante e acrescentar pães, cereais, legumes e frutas em seu cardápio é primordial, pois estes alimentos contêm tiamina, ácido fólico e vitamina B12, essenciais para a manutenção do cérebro e da memória.

O método de repetição ajuda no arquivamento de informações, pois faz o cérebro crer que aquela informação é importante e por isso, armazena-a. Procure associar idéias a fatos ou a outras idéias para criar um sistema de conexões, o que faz você lembrar de uma coisa quando esquece de outra.

Descobrir o tipo de memória que você possui também é extremamente útil para selecionar o melhor método de estudo. Há pessoas que têm memória visual e, portanto, precisam estudar usando a leitura, os desenhos e os esquemas gráficos para serem bem-sucedidos no armazenamento de conteúdo. Para outros, a memória é auditiva e, por isso o conteúdo a ser memorizado deve ser verbalizado, os textos devem ser lidos em voz alta e discutidos com outras pessoas. O último tipo de memória é o cinestésico, relacionado aos movimentos que devem ser feitos para associar ideias.

Saiba mais sobre as regras do xadrez:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/xadrez/como-jogar-xadrez.php

Assistam também ao vídeo.

Boa semana

Lusilene

LINKS

13 de abr. de 2011

0 comentários
Blog participativo para divulgaçao de trabalhos educativos e artisticos
http://artecirandeira.blogspot.com/

Blog da Escola Municipal Jardel Hottz
http://jardelhottz.blogspot.com

Site Guia Nova Friburgo
http://www.guianovafriburgo.com/

Blog do Colégio Municipal Demerval Barbosa Moreira
http://liedcmdbm.blogspot.com/

Revista Eletrônica de Edcuação & Saúde
http://excite-friburgo.blogspot.com/

Dicionário da Língua Portuguesa
www.priberam.pt/dlpo/

Orientação Educacional - Nossa história

12 de abr. de 2011

0 comentários

Ao longo deste período no Colégio Municipal Odette Penna Muniz tivemos parcerias valiosas ao aprendizado escolar:

  • ANDRÉA WALDHELM
    • Início do Projeto Político Pedagógico;
    • Reuniões com a Equipe Pedagógica;
    • Cursos de Liderança;
    • Visitação com observação direcionada a Instituições para aprender sobre as Profissões;
    • Elaboração de roteiros e festas para “Formaturas”

  • ANDRÉ LUIZ DE ALMEIDA
    • Dinâmicas de sensibilização;
    • Desenvolvimento de Jogos Cooperativos;
    • Diálogos à luz da Educação em Valores Humanos

  • FLÁVIA PÓLO
    • Visitas com tarefas direcionadas e livres com diferentes turmas do mesmo ciclo (Tardes de Integração);
    • Dinâmicas de integração interpessoal;
    • Atendimento individual e avaliação diagnóstica a vários educandos

  • ALZIRA SALGADO
    • Visitações Educativas e viagens de lazer a outras cidades;
    • Brindes para estímulo a leitura ou trabalhos em parceria com a biblioteca do Colégio

  • ELANE D’ÂNGELO
    • Encontros com pais e Alunos sob o prisma da Educação em Valores Humanos (EPA – Encontros para Aprendizagem)

  • POSTO DE SAÚDE SYLVIO HENRIQUE BRAUNE
    • Oficinas sobre Sexualidade e Vida

  • INSTITUTO GIRASSOL E POLÍCIA MILITAR
    • Oficinas de Prevenção às Drogas

  • SOLANGE SARRUF E CLÉCIO
    • Orientações em Técnicas de Estudo

  • SESC
    • Diversas oficinas, filmes, palestras, jogos e visitações.

Délio Abib, Márcia Miranda, e também Professores respeitáveis pela qualidade ao ensinar, trouxeram diferenciação para melhor a este espaço escolar.

Talentos Humanos que trouxeram valiosas contribuições a todos os educandos que pudemos participar de tais atividades; do qual só estamos citando superficialmente as inúmeras contribuições desenvolvidas neste Colégio.

Além dos atendimentos e conversas individuais a cada educando e seus responsáveis, amenizando obstáculos internos, relacionais, físicos ou psicológicos diante da aprendizagem escolar, há cinco Projetos que foram desenvolvidos pelo Setor de Orientação Educacional através de palestras, vivências e jogos cooperativos:
  • Técnicas de Estudo
  • Relacionamento Familiar
  • Sexualidade e Vida
  • Morte e Perdas
  • Drogas... caminho dos 3 “C”

Os alunos que viveram tais intervenções durante o período se agosto de 1997 até aos dias atuais em 2011 podem trazer seus depoimentos e contribuições para aprimorar nosso trabalho.

Temos gratidão a todos da Equipe deste Colégio, à Direção Geral, agora na pessoa de Assuemir de Conceição, pelo acolhimento e apoio direto ou indireto a tais atividades. Que todos recebam a LUZ DO SABER e da nossa gratidão!

Lusilene Lopes – Orientação Educacional




Projeto: Escola leitora - Asas da imaginação

0 comentários
Esta semana os professores do OPM estarão reunidos para discutir e programar o nosso próximo projeto: Escola leitora - Asas da imaginação.

Aluna do OPM se destaca na OBR 2010.

11 de abr. de 2011

1 comentários
A aluna Nathália Thomaz de Oliveira, atualmente da turma 902, recebeu na última semana a Medalha pelo 3º Lugar (Friburgo) obtido na OBR 2010.

A diretora do OPM, Profª Assuemir, a aluna Nathália e o Profº João Ângelo. 


O incentivo à iniciação científica é muito importante e por isso a participação de nossos alunos nas Olimpíadas de Robótica (OBR), Astronomia (OBA) e Matemática (OBMEP). Ressaltamos que a OBR e a OBA também tem participação de grandes escolas particulares e nossos alunos são destaques.

Plano de Estudo - profª Renata

0 comentários
Queridos (as) alunos (as).
Leiam as questões com atenção. As respostas deverão ser entregues em uma folha durante a nossa aula.
lembrem-se de colocar o cabeçalho do colégio.
Nome
Ano 2011
Turma
Professora RENATA
Disciplina HISTÓRIA



PLANO DE ESTUDO – HISTÓRIA – 6° ANO

Surge o relógio

O texto a seguir conta um pouco da história do surgimento desse acessório que hoje é tão comum para nós.

“No século XV surgiu na Europa um instrumento que representava muito bem o passar do dia: o relógio. De início, ele despertou muita desconfiança. Ninguém queria se submeter a uma máquina. A luz e os sinos dividiram muito sabiamente o dia e a noite.
Era impossível comparar todos os dias do ano. No verão mais luz, no inverno mais escuridão. E o relógio estranhamente dividia o dia do indivíduo medieval em 24 partes iguais, em qualquer estação do ano.
O crescimento das cidades e do comércio favoreceu a organização de uma vida ritmada, marcada pelas horas. O trabalho na cidade não precisava seguir o fluxo da natureza.
As corporações de ofício intensificaram a produção de utensílios que eram negociados nas vilas e cidades. Para produzi-los, o trabalho centrado nas vilas e cidades medievais dispensava o ritmo da natureza.
Crescia a importância do relógio.
Ganhar ou perder tempo são expressões típicas da sociedade moderna. Pensar que o tempo é dinheiro só faz sentido em sociedades industrializadas em que o homem pode vender seu tempo de trabalho ao dono da empresa.
Felizmente, nem sempre o tempo representou dinheiro. Antes do século XV, na Idade Média ninguém se preocupava em medir matematicamente o tempo. Ninguém precisava ter pressa, pois não faria nada além do que Deus havia determinado. Trabalhando muito, ou pouco, o servo continuaria sendo o servo e o senhor, senhor.”

TEODORO, J. Descobrimento e civilização. São Paulo, Ática, 1989, p. 46.

  1. Responda:

  1. O que o relógio acabou substituindo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Quando surgiu o relógio?

__________________________________________________________________
3. Tempo é dinheiro! Escreva sua opinião sobre essa expressão.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Observe as ilustrações abaixo e, a seguir, escreva um texto.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________




Resposta Quadrado Mágico

8 de abr. de 2011

0 comentários
Olá pessoal
Parabéns a todos que participaram da atividade Quadrado Mágico.
Veja abaixo uma resposta possível.
 
Até nossa próxima atividade!
Prof Luiz Antônio

Resposta da Charadinha

0 comentários
Olá caros(as) alunos (as) aí vai a resposta da nossa charadinha.
Obrigada a todos os alunos que mandaram e-mail ou entragaram por escrito a resposta.
Discutiremos o assunto, em sala, na nossa próxima aula.
 
a) Em quantos dias ela cobrirá a metade do lago?
Cobrirá a metade do lago em 29 dias.

b)Se colocarmos duas mudas no lago, em quantos dias ele estará coberto?
Ele estará coberto em 29 dias.

Aguardem nossa próxima charadinha.
Profª Gisele

Psicologia de Educação

0 comentários
O que é?

A psicologia da Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções Educativas, a aplicação da psicilogia no ensino e nas escolas.

Nosso objetivo:

Contribuir, com dicas educativas, dando orientação aos pais sobre como entender melhor esse processo e ajudar o seu filho na construção de um adulto saudável e feliz.

Colocaremos, semanalmente, textos sobre o tema.

Solange França

Dez maneiras fáceis de fazer um delinquente

0 comentários
1- Comece na infância a dar tudo o que ele quiser.
2- Quando ele disser nomes feios, ache graça.
3- Nunca lhe dê orientação religiosa.
4- Apanhe tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas etc. Faça tudo para ele.
5- Discuta com frequencia na frente dele.
6- Dê-lhe todo dinheiro que ele quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro.
7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto.
8- Tome o partido dele contra vizinhos, professores, policiais etc.
9- Quando se meter em alguma encrenca séria, dê a desculpa "nunca consegui dominá-lo".
10- Prepare-se para uma vida de desgosto e o seu merecido destino.

Estudo e Lazer

7 de abr. de 2011

0 comentários
Dicas de estudo

* Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos de você. Faça também um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada.

* Tente se concentrar o máximo possível, procure se interessar mais pelo o que você estuda. Mas a concentração tem um limite, e quando o limite dela é ultrapassado, a pessoa perde totalmente a concentração nos estudos, e neste caso é melhor parar, relaxar, para depois retomar, se for o caso.

* Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.

Lazer

Procure reservar um tempo para fazer atividades desestressantes, que você curta e que lhe reponham o equilíbrio mental diário. O ideal seria atividades físicas como caminhadas, ginástica, ou seja, atividades aeróbicas em geral, desta forma conseguiras “aliviar” a sua cabeça ao mesmo tempo em que fará circular mais sangue no seu cérebro, isto ajudará muito no seu desempenho, lazer também não é perda de tempo, é tão importante quanto todos os outros cuidados.
Não seja carrasco consigo mesmo, saiba balancear motivação, trabalho e lazer.
Bem, por enquanto é o que podemos lhe enviar, esperamos que este material lhe seja útil, e o mais importante de tudo: o que você mentaliza é o que mais ajuda ou atrapalha, seja positivo, tenha força de vontade, persista na disciplina em seguir o planejamento, não adiantam as melhores técnicas do mundo se você não confiar em você mesmo, e tenha certeza você é a diferença.
Faça acontecer, aproveite este momento em que esta tendo acesso a este material e pense que tem tudo para ser diferenciado e competente naquilo que se propor a fazer.
Confie no seu potencial e mãos à obra. Não é tudo mundo que tem esta chance de fazer diferente, aproveite.

ACONTECEU NO OPM

0 comentários
Reunião com a equipe pedagógica para a organização dos Planos de Estudos - 2011, tendo em vista o calendário diferenciado decorrente das fortes chuvas de janeiro na região serrana.

1º EPA - ENCONTRO PARA APRENDIZAGEM

0 comentários
Aconteceu no OPM o 1º EPA - Encontro para aprendizagem com os pais dos educandos desta unidade escolar.
Na oportunidade foi realizada a dinâmica do Nó e a apresentação de Prescrições Educativas.

Nossa Equipe - profª Fátima

5 de abr. de 2011

0 comentários
Maria de Fátima M. dos Santos
Orientadora Pedagógica
Entrada no OPM: 2002

Nossa Equipe - prof Wanderson

0 comentários
Wanderson Daflon Vieira
Ciências
Entrada no OPM: 2010

Nossa Equipe - profª Wal

0 comentários
Wladenice Azevedo Seelli
Entrada no OPM: 2010

Nossa Equipe - profª Tânea

0 comentários
Tânea Regina Verly Jasmim
Formada em Geografia
Entrada nno OPM: 1999

Nossa Equipe - profª Solange

0 comentários
Solange Schottz Bachini França
Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia e Psicologia pela Universidade Estácio de Sá. Cursando Especialização em Psicologia.
Entrada no OPM: 1987

Nossa Equipe - profª Sandra

0 comentários
Sandra Regina Aragão de Barros
Formada em Arte
Entrada no OPM: 2008

Nossa Equipe - prof Rondinelli

0 comentários
Rondinelli Pinto Esteves
Formado em Educação Física
Entrada no OPM: 2000

Nossa Equipe - profª Renata

0 comentários
Renata Santos da Costa
Formada em História
Entrada no OPM: 2010

Nossa Equipe - prof Reginaldo

0 comentários
Reginaldo de Oliveira Costa
Entrada no OPM: 2011

Nossa Equipe - prof Rafael

0 comentários
Rafael Tostes Salazar
Formado em Ciências
Entrada no OPM: 2009

Nossa Equipe - profª Patrícia

0 comentários
Patrícia Cabral Lima
Formada em Matemática
Entrada no OPM: 2008

Nossa Equipe - prof Odir

0 comentários
Odir Teixeira Pessanha
Formado em História
Entrada no OPM: 2008

Nossa Equipe - profª Márcia Vasny

0 comentários
Márcia Vasny Barisão de Lima
Arte
Entrada no OPM: 1993

Nossa Equipe - profª Márcia

0 comentários
Márcia Gouveia
Inglês
Entrada no OPM: 2002

Nossa Equipe - profª Luciana

0 comentários
Luciana Cardoso E. Barroso Gonçalves
Entrada no OPM: 2010

Nossa Equipe - profª Márcia

0 comentários
Márcia Carvalho Martins
Formada em História.
Entrada no OPM: 2007

Nossa Equipe - profª Mara

0 comentários
Mara Lourdes da Silva Santos
Formada em Arte
Entrado no OPM: 2010

Nossa Equipe - profª Lusilene

0 comentários
Lusilene Lopes
Orientadora Educacional
Entrada no OPM: 2000

Nossa Equipe - prof Luiz Antônio

0 comentários
Luiz Antônio Pereira Gomes
Formado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia
Entrada no OPM: 2009

Nossa Equipe - profª Luciana

0 comentários
Luciana Cardoso E. Barroso Gonçalves
Entrada no OPM: 2010

Nossa Equipe - profª Lienes

0 comentários
Lienes dos Santos Fernandes Cunha
Formada em Geografia.
Entrada no OPM: 2000

Nossa Equipe - prof Leandro

0 comentários
Leandro Carlos Quima
Formado em Pedagogia, cursando Pós em Novas Tecnologias e Graduação em Física.
Orientador Tecnológico
Entrada no OPM: 2008

Nossa Equipe - profª Léa

0 comentários
Léa Gonçalves Gomes
Entrada no OPM: 2001

Nossa Equipe - prof João

0 comentários
João Angelo Teixeira
Entrada no OPM: 1982

Nossa Equipe - prof Gerson

0 comentários
Gerson da Costa Miranda
Graduado em Matemática
Entrada no OPM: 2000

Nossa Equipe - profª Flavia

0 comentários
Flavia Araújo Faial
Graduada em Letras
Entrada no OPM: 2010

Nossa Equipe - profª Daniella

0 comentários
Daniella Bitencourt Siqueira Farias
Entrada no OPM: 2006

Nossa Equipe - profª Daniele

0 comentários
Daniele Batista de Alvarenga
Entrada no OPM: 2009

Nossa Equipe - profº Bruno

0 comentários
Bruno Gripp Poletti
Graduado em Educação Física
Entrada no OPM: 2008

Nossa Equipe - profª Fabiana

0 comentários
Fabiana Marreto de Oliveira Dias
Orientadora Tecnológica
Entrada no OPM: 2008
Pós-Graduada em Educação a Distância. Cursando Especialização em Novas Tecnologias.

Nossa Equipe - profª Elvira

0 comentários
Elvira Rosa Pereira Gomes Pontes
Diretora Adjunta - 2º turno
Entrada no OPM: 2002
Braço forte do OPM.

Nossa Equipe - Profª Dinamar

0 comentários
Dinamar Glinka Gonçalves
Diretora Adjunta - 1º turno
Entrada no OPM: 2010
Realiza um bonito trabalho na gestão desta unidade escolar.

Nossa Equipe - Profª Assuemir

0 comentários
Assuemir da Conceição
Diretora Geral da nossa Escola
Formação: Matemática - Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia
Entrada no OPM: 1978
Esta conosco, desde então, realizando um bonito trabalho na direção deste educandário.

Aconteceu no OPM: Palestra sobre Astronomia.

1 de abr. de 2011

0 comentários
No última dia 29/03 recebemos em nossa escola o Prof. Reinaldo, responsável pelo Planetário de Nova Friburgo e membro do Clube de Astronomia de Nova Friburgo, para uma palestra dirigida a alunos e professores sobre Astronomia e a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Nesta palestra nossos alunos e professores puderam conhecer um pouco mais sobre nosso Sistema Solar, a OBA e sobre o Planetário de Nova Friburgo.

Alunos das Turmas 901 e 902.

Prof. Reinaldo.
Planetário de Nova Friburgo, localizado na Via Expressa.

ARTE NA ESCOLA

0 comentários
Lindo mural preparado com os alunos da  professora Sandra Aragão.






 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB